Filme Nação Oculta dá seqüência ao Roda Viva na discussão sobre os direitos dos imigrantes

Por Keka Georgino

Quem acompanhou ontem o Roda Viva pela internet (www.radarcultura.com.br/rodaviva) assistiu a duas sabatinas quase simultâneas: enquanto o programa estava no ar, as perguntas a Paulo Vannuchi,  ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos – SEDH, foram feitas por Lilian Witte Fibe e os entrevistadores convidados. Durante os intervalos, quem assumiu o posto foram os internautas – via bate-papo e Twitter, eles enviaram as suas questões à equipe de produção da “cobertura de bastidores”, que aproveitou os breaks do Roda Viva para entrevistar Paulo Vannuchi.

No trecho que segue abaixo, o ministro explica à repórter Lia Rangel as ações do Governo no combate à violação dos direitos humanos dos trabalhadores imigrantes. Ele ressalta que “o Brasil é país de migrantes… Nós somos italianos, árabes, espanhóis, portugueses, alemães, japoneses, e não podemos agora nos fecharmos aos bolivianos, paraguaios e colombianos, que vêm pra cá como os nossos pais, avós, bisavós vieram”.

A questão levantada pelo público também é abordada logo mais, à meia-noite desta terça-feira, no filme Nação Oculta. O documentário de Diego Arraya mostra as condições de vida dos imigrantes bolivianos em São Paulo, destacando aqueles que acabam empregados em oficinas clandestinas de costura e se tornam vítimas do trabalho escravo.

Durante toda a semana os tópicos relacionados aos direitos humanos são abordados na TV Cultura por diversos especialistas, jornalistas e segmentos sociais. O saldo será um conteúdo plural, transversal, e aberto à participação de vocês. Acompanhem e opinem, por aqui ou pelo Twitter.

0 Respostas to “Filme Nação Oculta dá seqüência ao Roda Viva na discussão sobre os direitos dos imigrantes”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Projeto

Direitos Humanos na Cultura é o blog da programação especial da Fundação Padre Anchieta em homenagem aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre 8 e 14 de dezembro, programas e reportagens especiais serão veiculados na TV Cultura e na internet. Acompanhe: www.tvcultura.com.br/direitoshumanos

RSS TV Cultura no Twitter

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.